segunda-feira, 7 de maio de 2012


SÍMBOLOS DE ITAPAJÉ

1 – Lei n.º 754 – Bandeira

A lei n.º 754 de 11 de setembro de 1972, institui a Bandeira do município. Seu projeto surge na gestão de Roque Silva Mota,  (já falecido) de 1971 a 1972. No entanto sua concretização ocorreu já quando o prefeito era o Sr. Francisco Chaves Bastos  (de 1977 a 1982).  Feito concurso público, vence a Sra. Maria Icléa Santos Coutinho, como sua idealizadora e criadora. A seguir, transcrição da lei, na íntegra: “ Lei n.º  754 de 11 de setembro de 1972 – Institui um Pavilhão Oficial para o Município de Itapagé e dá outras providências. – A Câmara Municipal de Itapajé, decretou e eu sanciono e promulgo a seguinte lei. Art. 1.º - Fica instituído um Pavilhão Oficial para o Município de Itapagé, na conformidade do modelo anexado a presente lei. Parágrafo Único: A bandeira é formada por um retângulo, de cor azul, sobre o qual se projeta uma cruz Branca. No eixo desta, se localiza um brasão de forma oval, orlado por um torçal amarelo, contornado de um fio dourado. A imagem central do brasão é o perfil da formação rochosa conhecida por  “Pedra do Frade”. Ao lado direito do escudo está um festão de ramo de algodoeiro e ao lado esquerdo outro ramalhete, formado por um cacho de bananas. Finalmente, em baixo, uma faixa branca com o dístico “ Município de Itapagé”. Art. 2.º - O Pavilhão de Itapagé será obrigatoriamente hasteado nas repartições municipais, inclusive os estabelecimento escolares da rede do ensino municipal, sempre que sejam realizadas solenidades, bem assim nos dias feriados, nacionais, estaduais ou municipais, ou, ainda por motivo de luto oficial. Parágrafo Único: - O Prefeito Municipal adotará as providências necessárias para que cada repartição, ou unidade escolar seja provida de sua Bandeira. Art. 3.º - Fica o dia 15 de setembro considerado o “Dia da Bandeira do Município”, tornando-se FERIADO MUNICIPAL. Art. 4.º - A presente lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. – Paço da Prefeitura Municipal de Itapagé, 11 de setembro de 1972. Roque Silva Mota – Prefeito Municipal .
Um fato curioso, a respeito de nossa Bandeira é que, no início da década de 1990, eu, Ribamar Ramos, utilizando-me de softwares disponíveis na época (Print Artist e PhotoShop), resolvi estilizar nossa Bandeira. Não sabia que passaria a mesma a ser tão utilizada, até oficialmente! Não tendo quase que nenhuma habilidade em desenhar, como sempre o faço, pedi ajuda aos amigos Serginho Sampaio e a Professora Ila Pinto de Mesquita, a fim de que os mesmos fizessem para mim a estilização, conforme o que determinava a lei: “lado direito do escudo está um festão de ramo de algodoeiro e ao lado esquerdo outro ramalhete, formado por um cacho de bananas”.
Recebido o desenho em “nanquim” fiz sua digitalização e finalizei, aplicando os demais elementos, foto da pedra do Frade e a colorização, etç.. Portanto, para não fugir da ética, divido com Sérgio Sampaio e a Profª. Ila, à criação da Bandeira Estilizada do Município de Itapajé, idealizada por mim.
Fico feliz ao ver o Brasão por mim idealizado e estilizado, ilustrar o cabeçalho do site da Câmara Municipal de Itapajé: http://www.cmitapaje.ce.gov.br/apres.php?vidcanal=2 e em alguns formulários da mesma. Na fachada da CAPESI é utilizada à Bandeira estilizada, bem como, em outros documentos oficiais.  Galileu Galilei disse sobre a verdade: “A Verdade é filha do tempo, e não da autoridade”.


                       BANDEIRA ORIGINAL DE ITAPAJÉ
                                

                      BANDEIRA ESTILIZADA DE ITAPAJÉ
                            

                             BRASÃO DE ITAPAJÉ
                                                    


HINO DE ITAPAJÉ – É na realidade uma adaptação hino do Centenário. A letra é de autoria do Pe. Raimundo Pinto e a música de autoria do Pe. José Mourão. Os responsáveis pela adaptação, para transformar o Hino do Centenário em Hino de Itapajé, são a Sra. Eida Leite Louzada e Sr. Paulo Vieira de Mesquita.


HINO DE ITAPAJÉ

Letra: Pe. Raimundo Pinto
Música: Pe. José Mourão
Adaptação: Eida Leite Louzada e Paulo Vieira de Mesquita

 Esta terra formosa e feliz
Encravada entre rochedos mil
no trabalho afanoso ela quis
ser a glória do nosso Brasil.

    ESTRIBILHO

Itapajé, a princesa serrana
do  progresso se fez pioneira
sob as vistas do monge lendário
hoje, em festa. De luz se engalana
e, exultante, feliz altaneira
canta um hino num belo cenário. 

Recostado na serra bendita,
Qual vigia zeloso e valente,
Reza um frade de pedra e medita
Nos destinos da mais brava gente.

Do trabalho, honradez e altruísmo
A comarca tornou-se um exemplo
E seu povo, padrão de civismo,
De virtudes cristãs fez um templo.

Grandes filhos já deu esta terra
Ao comércio, à ciência e à Igreja
Cuja vida é um livro que encerra
Um programa de ação benfazeja.

A cidade, coberta de glórias
Emanadas de rude labor
Parte agora pra novas vitórias
       sob  as bênçãos de paz do Senhor.        




2 comentários:

  1. Gostei muito do que escreveu, mais ainda, da citação de Galileu Galilei. Por meus comprimentos a tão ilustre personalidade a que se confunde com tão formosa cidade.

    Ass: Cristiano Carneiro

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Você sabe como era a bandeira antes dessa atual? Se havia alguma bandeira antes disso?

    ResponderExcluir